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Impossível não se render à novíssima Yamaha YZF-R3. Em sua segunda geração, a versátil esportiva da Yamaha está com visual ainda mais aerodinâmico, inspirado na “família R” das icônicas YZF-R6 e YZF-R1. Além das carenagens, também são novidade os faróis e luzes de posição em LED, novo tanque de combustível, nova altura do guidão, painel 100% digital com Shift Light, nova suspensão dianteira invertida e nova mesa superior.

DNA DA “FAMÍLIA R”

Um breve olhar sobre a YZF-R3 já é o suficiente para notar que ela carrega o DNA da Familia R da Yamaha, presente nas superesportivas YZF-R6 e a YZF-R1.

A parte frontal da nova R3 combina o novo design da carenagem com os dois faróis e luzes de posição inteiramente em LED.

Possui duto de entrada de ar em forma de M, inspirado nas YZR-M1 do multicampeão Valentino Rossi e Maverick Viñales, e amplo espaço para aplicação de números de corrida. Também conta com o duto central entre os faróis, com função de direcionar o fluxo de ar para o radiador, otimizando o sistema de resfriamento do motor.

Tecnologia e Aerodinâmica


Toda a carenagem foi desenvolvida com a mais alta tecnologia em túnel de vento. O pára-brisa, inteiramente redesenhado, além de ter um visual mais arrojado, oferece um ótimo desempenho aerodinâmico, reduzindo a turbulência ao redor da área do capacete de quem a pilota. Para obter uma eficiência aerodinâmica excepcional, durante a fase de projeto a Yamaha deu atenção total a qualidade da superfície da carenagem, o que contribuiu para a melhoria da área de arrasto. O resultado de todas essas mudanças foi o ganho de até 8 km/h na velocidade final da nova R3 em relação à geração anterior. Outro refinamento no design da nova R3 que ajudou na melhora aerodinâmica está no tanque de combustível. Sua altura foi reduzida em 20 mm, permitindo que o piloto consiga baixar mais o tronco sob o tanque, reduzindo a resistência e o arrasto do vento.

O tanque de combustível também está mais largo em 31,4 mm para melhorar a ergonomia, promovendo um melhor encaixe das pernas do piloto e aumentando seu apoio durante as curvas. Todas essas evoluções não alteraram a capacidade total do tanque, que é de 14 litros. A altura do guidão foi reduzida em 22mm para compor o novo posicionamento do piloto, assim como melhorar a aerodinâmica.

A mesa superior foi inteiramente redesenhada, ganhando um visual similar ao da YZF-R1M. Além de mais bonita e moderna, ela está mais leve. Ao montar na nova R3 é instantânea a sensação de velocidade e adrenalina que só um autentica esportiva é capaz de oferecer.

Novo Painel Totalmente Digital

Para completar o novo design com grande estilo e modernidade, o modelo traz um painel totalmente digital com caracteres grandes, indicadores reposicionados e excelente contraste. Seu visual é arrojado, com um layout mais limpo e leitura ainda mais fácil e dinâmica. E o melhor, ele é super completo, traz informações como indicador de combustível, indicador de marcha, conta-giros, indicador de consumo instantâneo e médio, hodrômetro total e 2 parciais, relógio, indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento.

Nele ainda estão as luzes indicadoras de setas, sistema de injeção, farol alto, neutro, pressão do óleo e Shift Light, que é extremamente funcional em uma motocicleta de caráter esportivo. Utilizado em modelos de alta cilindrada, o Shift Light é uma luz de advertência para indicar que a rotação para a troca de marcha foi atingida. Ele pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm.

Pensando em quem vai percorrer grandes distâncias e enfrentar baixas temperaturas, a nova Tracer 900 GT ganhou aquecedores de manopla. Além disso, guidão e protetores de mãos mudaram. O guidão está mais estreito, permitindo uma posição de condução mais natural que melhora o conforto e ainda ajuda a manter os braços do motociclista fora do fluxo de ar em velocidades mais altas. Por ser mais estreito, ele também facilita as manobras no trânsito, como por exemplo os corredores. Já os protetores de mãos foram redesenhados para ficarem mais leves.

PERFORMANCE PARA QUALQUER OCASIÃO

O mesmo arrojo e agressividade de seu design esportivo estão presentes em sua performance e desempenho, tanto dentro das pistas, com a R3 Cup e o Campeonato Mundial de SuperBike 300, quanto nas ruas e estradas.

Graças ao seu consagrado motor de alta performance, ela é capaz de oferecer respostas rápidas ao acelerador, força em baixas e médias rotações e ainda empolgar nos giros mais altos. De concepção moderna, tanto no projeto quanto nos processos e materiais nobres empregados em sua construção, o motor bicilíndrico em linha da R3 tem a capacidade cúbica de 321 cc. Ele conta com duplo comando (DOHC -Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica e é capaz de capaz de gerar potência e torque máximos de 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente. Nele, os pistões em alumínio são forjados (similar aos utilizados em motos de competição), e o cilindro utiliza tecnologia DiASil Yamaha, uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance. Parte do caráter impetuoso da R3 se deve a sua eletrônica de última geração. Nela, a ECU de 16 Bit gerencia o moderno sistema de admissão que, em conjunto com a injeção eletrônica, é capaz de fazer com que a mistura de ar e combustível chegue de forma rápida à câmara de combustão. Com isso, a queima é mais eficiente, resultando em um consumo de combustível mais equilibrado e uma entrega de potência e torque mais contundentes.

AGILIDADE E CONTROLE PARA AS PISTAS E O DIA A DIA

Uma das principais características que ajudaram a construir a fama da R3, está em sua surpreendente agilidade. Tudo nela foi pensado para torná-la uma motocicleta rápida e equilibrada, características bem-vindas em qualquer situação de uso.

Um bom exemplo do esforço da Yamaha neste sentido, é o seu escapamento. Do tipo 2 x 1, ele conta com sistema de câmara de expansão, que reduz ruídos e melhora a performance, e sua ponteira com desenho arrojado e dimensões compactas, é posicionada junto ao centro do chassi para favorecer a centralização de massa. O benefício dessa concepção pode ser sentido no ótimo equilíbrio na pilotagem esportiva, e em sua reconhecida estabilidade.

Outro importante fator que contribui para que ela seja uma motocicleta ágil e sobretudo fácil de ser pilotada, é a união de seu baixo peso de 171kg em ordem de marcha com à competente ciclística

Chassi

A nova R3 utiliza um chassi em aço do tipo Diamond com dupla trave superior, que concilia resistência com leveza, promovendo estabilidade e firmeza na pilotagem. Seu entre eixos é de 1.379mm e seu ângulo de cáster tem 25 graus.

Também são responsáveis pela agilidade e pelo comportamento estável da R3, a suspensões, que estão ainda mais competentes. Os amortecedores dianteiros que equipavam a geração anterior da R3, deram lugar a novos amortecedores invertidos do tipo USD (Up Side Down) com 130mm de curso, capazes de garantir um incrível equilíbrio entre leveza, agilidade e desempenho esportivo. A maior vantagem da suspensão invertida está em sua capacidade de oferecer maior controle e estabilidade na pilotagem. Em função da maior rigidez do conjunto, este tipo de suspensão é mais resistente à torções, principalmente em curvas e nas frenagens. Na traseira, a suspensão da R3 utiliza o sistema do tipo Monocross, com balança assimétrica em aço, amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso 125mm.

Outra qualidade admirável na nova R3, é sua capacidade de frenagem em curtos espaços, freiando tão bem quanto acelera. Na dianteira, o modelo é equipado com um competente sistema formado por uma pinça de duplo pistão e um disco ventilado do tipo flutuante com generosos 298mm de diâmetro. Na traseira, o conjunto é formado por um disco ventilado é de 220mm, e por uma pinça com pistão único.
Tanto o freio dianteiro quanto o traseiro contam com sistema ABS. Seja nas frenagens bruscas de emergências ou em condições em que o piso ofereça baixa aderência – como em dias chuvosos ou asfalto sujo – ele evita que as rodas travem, minimizando riscos e aumentando a segurança.

Cores

Azul Metálico (Racing Blue)
O vermelho fosco metálico (Red Velvet)
Monster Energy MotoGP Edition

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